Spotify, uma ferramenta de divulgação para o seu trabalho.

By Tecnologia

Principal forma de consumo de música hoje em dia, as plataformas de streaming são muito mais do que um simples repositório de canções. Junto das redes sociais, o Spotify e suas funcionalidades são um meio precioso para levar o trabalho a um grande público.

Pensando nisso, explicamos alguns detalhes de como é possível trabalhar nessa plataforma sem grandes problemas.

 

Gênero definido.

Rock, Pop, Indie ou Eletrônico, esqueça essas e outras denominações de gênero musical no Spotify. Na verdade, quem determina o gênero de uma banda é a audiência, ou melhor, o comportamento dela.

Na ferramenta, o algoritmo leva em consideração como o público enxerga a música e pode determinar a entrada de alguns trabalhos em playlists ou mood. Mesmo se você como artista achar que não se encaixa em uma determinada seleção, não há como mudar.

Sendo assim, é possível aproveitar esse caminho do algoritmo e surfar novas ondas de estilo nunca imaginados.

Escolha do Artista

Há alguns anos é possível escolher, música ou playlist e destacar na página. Essa é uma ótima forma de mostrar as novidades para os fãs.

Outra coisa sensacional da ferramenta é a possibilidade de mostrar as datas de shows.

Playlists

Pense na sua página no Spotify como uma página de rede social. Dessa forma, é preciso que sempre existam coisas novas para que o espaço não caia na mesmice diária.

Poucos artistas conseguem lançar algumas músicas por semana para movimentar a página, isso é um fato.

Qual seria a alternativa então?

As playlists.

Se colocar junto de outros artistas nas listas faz com que o algoritmo intérprete que seu trabalho está em movimento e assim você aparece mais nas interações.

Usar as redes sociais para compor essas playlists pode ser uma forma de movimentar não só o Spotify como os outros perfis.

Conquiste seguidores

No jogo do Spotify, ganhar seguidores é igual a ganhar muitos pontos.

Da mesma forma que em outras redes, os canais sempre pedem para que o público seja seguidor. Na plataforma de streaming a banda toca do mesmo jeito.

Ganhar seguidores é conquistar uma conexão direta com o público e essa relação pode garantir um show lotado ou mesmo a venda de materiais de merchandising e outros produtos.

Veja mais dicas em um material que o Spotify fez para os músicos.