O momento mágico do ensaio.

By Música

 

É durante a prática exercitada nos ensaios que as músicas ganham corpo e ficam prontas para serem executadas durante a gravação ou mesmo nos shows. Descubra como fazer desse momento o mais proveitoso possível para o seu trabalho.

Para ajudar a estruturar a rotina dos ensaios, reunimos algumas dicas para ajudar no processo do treinamento:

 

1.Escolha do lugar
Para que todos os componentes da banda possam chegar tranquilamente ao ensaio, é importante que o lugar seja de fácil acesso para todos. Isso evita atrasos ou faltas e o trabalho irá fluir da melhor maneira possível. Outro ponto importante é que esse local tenha uma estrutura básica com cabos e microfones para que o ensaio seja proveitoso.

2.Pontualidade britânica
Esse é um ponto que não precisaria de muitos comentários. Contudo, quando se trata de artistas e me incluo nessa lista, cumprir um horário pode não ser uma tarefa das mais fáceis. É imprescindível que ao menos no dia dos ensaios façamos um esforço adicional para que tudo dê certo e o horário seja cumprido à risca.

3.Mantenha a frequência

Ensaios constantes pelo menos uma vez na semana fazem com que a banda fique entrosada. Além disso, essa integração dentro e fora dos ensaios ajuda a banda a ficar próxima e desenvolver um valor de unidade em torno do som. Esse sentimento é o que faz a música crescer.

 

 

 

 

4.Planejamento é tudo

Defina um programa para os ensaios. Quais músicas serão executadas e em qual sequência. Para um melhor aproveitamento do tempo, o vocal pode começar a marcar a música até antes com um dos instrumentos harmônicos. Essa ação poupa um bom tempo no momento em que a banda começa a executar uma música nova no repertório.

 

 

 

 

5.Pronto para o ensaio

Antes do dia do ensaio, é necessário que todos os componentes estejam íntimos com suas partes nas músicas. Inclusive solos precisam ser decorados. Dessa forma, sua banda não corre o risco de marcar o ensaio para tocar um set e não sair da primeira música.

 

 

 

 

6.Execute o set inteiro

Principalmente nos ensaios anteriores aos shows, é importante que a sequência das músicas seja treinada de maneira fiel ao que irá acontecer ao vivo. Assim, todos ficam mais tranquilos quando chegar a hora de mostrar para o público toda a musicalidade.

 

 

 

 

7.Liste os problemas e abra o diálogo

Um ensaio é uma via de mão dupla. Além de tocar as músicas é importante anotar as coisas que não deram certo e abrir um diálogo para resolver esses problemas. Também é importante que todos os membros estejam abertos ao feedback e que essa troca seja um exercício constante.
Esperamos que essas dicas possam ajudar você no processo dos ensaios.

Até a próxima!