Afinal, o que é masterizar?

By Música

Na hora de produzir um CD, muito se fala em gravação, mixagem e por fim a masterização. Mas uma dúvida sempre surge ao se falar “masterizar um CD”. Seguindo nossa série de dicas, a Ponto4 Digital irá explicar para você o que é masterizar e sua importância.

Masterizar é a arte de ouvir cuidadosamente uma mixagem completa com objetivo de apurar e corrigir deficiências sonoras e problemas. Por exemplo, uma música bem mixada é como um carro após uma lavagem e, a masterização é o polimento que dará o brilho e destacará a beleza do carro. Essa foi apenas uma analógica para exemplificar o que é a masterização.

Algumas falhas que se tornam aparentes após a mixagem podem ser eliminadas ou minimizadas no processo de masterização. Grande parte dos produtores ou engenheiros de som reconhecem a importância de um bom serviço de masterização e o que ela pode fazer por seu produto final.

A masterização tem o objetivo de corrigir os níveis, equalização, compressão, ruído, de-essing, além de ter a função de adicionar efeitos e também o ISRC.

Raramente você encontrará um CD profissional sem a expressão “Masterizado por ou Mastered by” em seus créditos. A masterização é uma etapa imprenscindível em todo o processo de criação de um CD.

Escrito por: Guilherme Magna

Tagged under: